Avançar para o conteúdo

O que significa o certificado energético?

A eficiência energética tornou-se cada vez mais importante quando se trata de projeto, construção e propriedade de edifícios. Um certificado de energia é um documento que avalia a eficiência energética de uma casa ou prédio e pode ajudar proprietários, compradores e potenciais compradores a tomar decisões informadas sobre sua propriedade.

A eficiência energética de um edifício ou casa é medida em uma escala de A + ( altamente eficiente ) a F ( sendo o menos eficiente ). Baseia-se no desempenho energético do edifício, levando em consideração fatores como isolamento, eficiência do sistema de aquecimento, ventilação, iluminação e tecido de construção ( paredes, janelas e portas ).

Um organismo formalmente reconhecido – geralmente um especialista ou consultor em eficiência energética – avalia a eficiência energética de um prédio ou casa e emite o certificado de energia. A avaliação é baseada em uma série de medições e cálculos.

O certificado de energia é necessário para duas circunstâncias:

Quando o edifício está no mercado e para uso em dados fornecidos para planos domésticos de rotulagem e benchmarking de energia.

No caso de uma casa, os certificados de energia são valiosos para o vendedor. Por exemplo, pode ajudá-los a garantir que a eficiência energética de suas propriedades seja a mais alta possível antes de ser colocada no mercado. Isso os ajuda a obter um preço de compra favorável de potenciais compradores.

Além disso, os certificados de energia também são importantes para dados usados nos planos domésticos de rotulagem e benchmarking de energia. Para gerar esses planos, dados confiáveis devem ser coletados sobre a quantidade de consumo de energia e os custos associados.

Quando um edifício é construído, ampliado ou alterado

Em muitos países, a lei exige um certificado de energia para edifícios recém-construídos, ampliados ou alterados antes que possam ser colocados no mercado. Isso ajuda a reduzir o desperdício de energia, pois garante que os edifícios tenham a versão mais eficiente da mais recente tecnologia.

Os certificados de energia também identificam qualquer maneira pela qual o desempenho energético do edifício possa ser aprimorado, como isolamento aprimorado ou um sistema de aquecimento mais eficiente. Na maioria dos casos, essa lista de melhorias é fornecida com o certificado de energia.

Em alguns países, os certificados de energia podem precisar ser atualizados regularmente. Por exemplo, em Portugal, os certificados de energia para residências precisam ser renovados a cada 10 anos e para grandes edifícios comerciais a cada 8 anos.

Em resumo

Um certificado de energia é um documento importante que acompanha o processo de obtenção de uma hipoteca em uma propriedade. É um documento que avalia a eficiência energética de um edifício ou casa e fornece dados essenciais para os planos domésticos de rotulagem e benchmarking de energia. Em alguns países, a lei também exige um certificado de energia para edifícios recém-construídos, ampliados ou alterados antes que possam ser colocados no mercado.